sábado, 14 de abril de 2012

Sarney faz exames em hospital de SP após mal-estar

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no final da tarde deste sábado (14) para se submeter a exames. Ele foi recebido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal e responsável pelo tratamento contra o câncer pelos quais passaram a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sarney chegou tranquilio ao Sírio Libanês
Segundo informou a assessoria do senador, Sarney se sentiu mal na noite desta sexta (13) na residência oficial, em Brasília. Neste sábado, o presidente do Senado, que está com 81 anos, viajou da capital federal para São Paulo e adiantou um “check-up” que já estava previsto.

De acordo com o porta-voz do presidente do Senado, Fernando César Mesquita, a bateria de exames estava marcada para próxima quinta (19) e foi antecipada.

O hospital informou ter recebido uma ligação do senador na manhã deste sábado pedindo para adiantar os exames e não relatou sentir dores. Sarney passará por uma avaliação cardíaca completa e permancerá internado durante a noite. No final da manhã de domingo, os médicos vão avaliar se o presidente do Congresso terá alta ou precisará de novos exames, de acordo com informações do Sírio-Libanês.

Veja a íntegra do boletim médico divulgado pelo hospital:

“O senador José Sarney deu entrada no Hospital Sírio-Libanês neste sábado (14/4), às 17h45.

O paciente permanecerá internado e antecipará exames clínicos que estavam previamente agendados para a próxima semana.

A equipe médica que assiste o senador José Sarney é coordenada pelo prof. Dr. Roberto Kalil Filho.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira, diretor técnico hospitalar

Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão, diretor clínico”

TURIAÇU - A História de SOUSA AUGUSTO

Tudo começou em 07.10.1970, dia em que Sousa Augusto nasceu; dia em que Deus encaminhou ao mundo um filho predestinado. 

Nascido no Canarinho, terra qual se orgulha imensamente, Sousa Augusto (assim como toda a família) veio, ainda pequeno, para Sede de Turiaçu, onde se iniciou seus estudos, mostrando-se sempre um bom aluno, que desde cedo aprendeu que somente através do saber era possível vencer na vida.

Advogado - SOUSA AUGUSTO
Aos treze anos de idade, órfão de pai e apoiado pela sua Mãe (guerreira incansável), Sousa Augusto deixou a cidade de Turiaçu e foi unir-se aos outros irmãos que já moravam em São Luís, levando na pequena bagagem, além de pequenas mudas de roupas, uma imensidão de sonhos e uma coragem inigualável para lutar pela realização desses sonhos, tendo recebido o amparo e ajuda principalmente, de Glória, irmã que, mesmo não sendo a mais velha sempre assumiu esse papel; sempre esteve a disposição da família para ajudar de maneira que lhe era possível.


Em São Luís, a vida de Sousa Augusto não foi fácil. Estudou sempre na escola pública e, desde muito cedo, teve que conciliar o estudo e o trabalho. 

Fez de tudo: ajudante de pedreiro, vendedor, pintor de parede, gerente de padaria, etc. O trabalho sempre dignificou e foi através desse trabalho que Sousa Augusto criou condições para pensar mais alto e tentar chegar faculdade.

Economizando os seus poucos recursos que ganhava trabalhando durante o dia e estudando à noite, Sousa Augusto fez cursinho preparatório para o vestibular, e, em 1990, foi aprovado na UFMA para o curso de Geografia. 

Foi o primeiro passo para sua carreira vitoriosa. Cursando Geografia, Sousa Augusto iniciou uma nova tapa: professor (atividade com a qual tem grande afinidade).

Em 1991, Sousa Augusto fez novo vestibular e foi aprovado na UFMA, para o Curso de Direito. Era a oportunidade que ele tanto sonhava e que parecia distante para aquele menino vindo do interior, sem nada, mas cheio de sonhos e força de vontade.

Em 1996, Sousa Augusto formou-se em Direito, abraçando, após ser aprovado na OAB, a profissão de advogado, com qual construiu parte de sua história de vida, sempre aliado aos princípios da verdade, da humildade, do amor a sua terra natal e de esperança, imensa esperança no futuro.

As dificuldades da vida não foram capazes de impedir a realização dos sonhos de Sousa Augusto, pois, a inteligência que lhe é peculiar o fez diferente e sua coragem e disposição para superar obstáculos que lhe fazem incansável e sempre vitorioso.
Antes de tudo, Antonio Augusto Sousa foi valente nesta luta vital, e hoje, Antonio Augusto Sousa, mas conhecido como Sousa Augusto é advogado com uma carreira brilhante, com reconhecida competência, e é do exercício da advocacia que vem ajudando aos familiares e amigos.
Sousa Augusto é Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Maranhão; membro e fundador do Instituto Maranhense de Direito Eleitoral e exerce, atualmente, suas funções de advogado no Maranhão e em Brasília.

Sousa Augusto já trabalhou em dezenas de cidades maranheses, dentre as quais, São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Bequimão, Guimarães, Bacuri, Porto Rico, Santa Helena, Turiaçu, Turilândia, Governador Nunes Freire, Presidente Médici, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Itapecuru, Miranda, Anajatuba, Lago da Pedra, Lago do Junco, Igarapé Grande, Lago dos Rodrigues, Bernardo do Mearim, Lagoa Grande, Estreito, Fortaleza dos Nogueiras, Bom Lugar e tantas outras.

Sousa Augusto desenvolve forte trabalho social, sobretudo, na Baixada Maranhense, apoiando movimentos sociais, entidades comunitárias, realizando ações sociais que levam serviços médicos e jurídicos à população mais carente.

Inscrições para os CURSOS TÉCNICOS a distância da UEMA foram prorrogadas

Acessem o site www.uema.br/pacep2012, faça a sua inscrição, imprima seu boleto e pague até dia 16 de abril para efetivar sua inscrição no PACEP/2012. Não perca essa oportunidade!


Devido à grande quantidade de pessoas interessadas no processo seletivo de acesso aos cursos técnicos a distância da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), a Instituição prorrogou as inscrições até domingo, 15. A inscrição, que é somente R$ 20,00, deverá ser paga até esta segunda-feira (16). 

Acessem o site http://www.uema.br/pacep2012/ faça a sua inscrição, imprima seu boleto e pague até dia 16 de abril para efetivar sua inscrição no PACEP/2012. Não perca essa oportunidade!

Ao todo, serão ofertadas seis mil vagas para o ano de 2012, sendo 3.960 para o primeiro semestre e 2.040 para o segundo. As vagas serão distribuídas em 18 municípios atendidos pelo Uemanet: Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar, Timon e São Luís.

Os interessados terão a opção de 13 cursos técnicos: Guia de Turismo, Alimentos, Edificações, Contabilidade, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Controle Ambiental, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho, Meteorologia, Informática, Redes de Computadores, Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação. Todos gratuitos e com duração média de 20 meses.

A inscrição pode ser feita, também, no Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), localizado no Campus Paulo VI, próximo à Cidade Operária, que funciona de 8h às 20h. 

APREENDIDAS mais de 90 máquinas caça-níqueis em cidades do MA

A Polícia Civil do Maranhão, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público estadual, deflagraram na manhã desta sexta-feira (13), uma operação de busca e apreensão de equipamentos eletrônicos e programas de computadores que compõem máquinas caça-níqueis utilizados em jogos de azar.

Apreensão ocorreu em cinco cidades do Maranhão
Em São Luís, as incursões focaram em postos de combustíveis, bares, restaurantes e lanchonetes localizadas na Rodovia BR-135. Já no interior do estado, as ações deflagradas aconteceram nas cidades de Itapecuru, Zé Doca, Alto Alegre, Peritoró e São Mateus.

Ao todo, foram apreendidas 94 máquinas caça níqueis, sendo 22 na capital e 72 no interior; aparelhos de DVD; CDs; computador; frigobar e ar-condicionado. Oito pessoas, sendo duas em Itapecuru, cinco em Zé Doca e outra em Alto Alegre, foram conduzidas às respectivas delegacias distritais.

Participaram da ação mais de 30 policiais civis entre investigadores e delegados da Superintendência de Polícia Civil da Capital, (SPCC), do Interior (SPCI), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e de Delegacias do interior do estado. Além do apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão.

Operação
A Operação Caça Níqueis é resultado de investigações e monitoramento da polícia no intuito de identificar estabelecimentos comerciais com uso e prática envolvendo jogos de azar.

Os mandados de busca e apreensão criminal dos equipamentos foram emitidos pela juíza Ana Célia Santana da 5ª Vara Criminal da Comarca de São Luís com base na incidência penal do Decreto Lei nº 3.688/41 que trata das contravenções penais.

Em Alto Alegre, uma pessoa ainda não identificada foi detida com 1 espingarda calibre 12 e 1 rifle. O suspeito foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Segundo a Polícia Civil, todos os equipamentos serão submetidos a perícia criminal para, depois, ser incinerado.

PROIBIDA circulação de veículos na praia do Olho d’Água, em São Luís

Proibição tem caráter definitivo em cumprimento à decisão da Justiça. A partir de segunda-feira (16), quem trafegar pelo local, poderá ser multado.

Placas de sinalização já foram afixadas na praia do
Olho D'Água
Em cumprimento a uma determinação da Justiça Federal, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai proibir de forma definitiva o trânsito na Praia do Olho d’Água, a partir da próxima segunda-feira (16). A proibição é decorrente de uma Ação Civil Pública, publicada no dia 12 de dezembro de 2011.

Pela decisão, ficam proibidos de circular no local todo e qualquer veículo automotor de passeio e de serviço, o que inclui veículos de carga e descarga que trafegam na praia.

Com a finalidade de cumprir a determinação, foram colocadas placas de sinalização horizontal nas seguintes ruas São Geraldo, Rio Claro, São Carlos e São Domingos. Está sendo desenvolvido um plano de fiscalização intensiva, que vai funcionar 24 horas na praia.

Fiscalização
A fiscalização será feita por viaturas, motos e agentes de trânsito, e funcionará em pontos móveis e fixos em toda a extensão da praia do Olho D'Água até os limites do município de São Luís.

Segundo a SMTT, a partir da data da proibição, todos os veículos que circularem no local estarão sujeitos à multa e apreensão e poderão ser guinchados para o pátio da Secretaria, no bairro do Ipase, em São Luís.

ÍNDIOS - Informações e Curiosidades sobre os primeiros BRASILEIROS


Não existe um consenso sobre a população indígena que habitava o Brasil antes de Cabral, mas estudiosos estimam entre um e cinco milhões de pessoas. A teoria mais aceita hoje em dia é a de que esse número pode muito bem ter chegado a cinco milhões.

A população brasileira atual (2011) é de 190 milhões de habitantes, a índigena não passa de 450 mil pessoas (cerca de 0,2% da população).


Por falar em população indígena, uma curiosidade: dos 450 mil índios brasileiros, 100 mil vivem nas cidades. Existe, inclusive, uma aldeia indígena dentro da cidade de São Paulo.

A teoria mais aceita sobre a origem dos índios é a de que eles descenderiam de tribos asiáticas que teriam atravessado o Estreito de Bering, que liga a Ásia à América, há cerca de 12 mil anos.

Outra curiosidade: pesquisas no sítio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, levantam a possibilidade de que os primeiros indígenas teriam chegado ao continente há pelo menos 50 mil anos.

A reconstituição de um crânio feminino de 11 mil anos encontrado em Minas Gerais, levantou a hipótese de que os primeiros brasileiros podem ter origem africana e não asiática. Chamado de Luzia e encontrado pelo estudioso Walter Neves, o crânio bagunçou as teorias sobre as origens do homem americano.

Os primeiros encontros entre os europeus e os antigos habitantes do continente americano ocorreu já em 1492, com a descoberta da América. No Brasil, o encontro deu-se em 1500, com a chegada da esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral.

Mais uma curiosidade: o primeiro grupo a ter contato com os portugueses foi o Tupinanbá. Eles habitavam quase todo o litoral brasileiro do Ceará a São Paulo e falavam uma variante do tupi chamado exatamente tupinambá.

Outra curiosidade: os índios canibais citados no livro do alemão Hans Staden eram os próprios tupinambás.

Atualmente, os guaranis são o grupo mais populoso do país, representando 10% dos 450 mil índios brasileiros. Os demais grupos são: ticuna, caigangue, macuxi, terena, guajajara, ianomâni, xavante, pataxó e potiguara, entre outros. No total, são 220 etnias.

O segundo maior grupo é o ticuna. O detalhe é que existem ticunas não só no Brasil, mas no Peru e na Colômbia. No Brasil, eles se concentram na região do rio Solimões.

A influência do índio na formação da cultura brasileira é incalculável. Além de deixar sua marca na língua e no folclore, os indígenas influenciaram fortemente a culinária. O cultivo e preparo da mandioca é só um exemplo. Alimentos como a tapioca, o beijú, a farinha de mandioca, o tacacá, o pirão são de origem indígena.

Lendas como a da Iara, do curupira, do boto e do boitatá são de origem indígena.

Palavras de origem tupi-guarani largamente usadas no Brasil: Abacaxi – Amendoim – Arapuca – Caboclo – Caipira – Canoa – Capim – Carioca - Curupira – Guarani – Jacaré – Jurubeba – Mandioca – Oca – Perereca – Tapioca- Tiririca – Tupi – Xavante.
Entre as palavras em tupi-guarani incluem-se vários topônimos (nomes de lugares): 
Aracaju - Araraquara – Atibaia – Bauru – Caçapava - Caraguatatuba – Embu – Guaratinguetá – Itajaí – Itaquaquecetuba - Mossoró – Paraíba – Paraná - Paranapiacaba
Pindamonhangaba – Pirassununga - Tatuapé – Ubatuba – Uberaba – Votuporanga.

Os indígenas também deixaram alguns nomes próprios: Peri – Ubiratan – Jaci - Maíra, Ubirajara – Cauê - Iracema, - Janaína – Jandira – Iara – Cauã - Moema - Tainá.

Mais uma curiosidade: o tupi-guarani não é propriamente uma língua, mas um termo genérico para se referir a um conjunto de línguas faladas no Brasil, todas originárias do proto-tupi. 

Essa você não sabia: por volta de 1700, de cada quatro brasileiros, três falavam tupi. A língua foi a mais falada no país até o século XVII.

Mais uma curiosidade: você sabia que ainda existem tribos no interior da Amazônia que nunca tiveram contato com o homem branco?

DESENHO-MONTAGEM do Bandido Valente


BANDA LARGA - Número de brasileiros com conexão maior que 2 Mbps cresce 300% em 2 anos


O número de usuários ativos de internet no Brasil que têm conexão superior a 2 Mbps cresceu 300% nos últimos dois anos, segundo uma pesquisa do Ibope Nielsen Online divulgada nesta terça-feira (10). 

Segundo o estudo, O maior uso da internet em casa vem sendo motivado pela expansão do número de pessoas com banda larga.

Segundo a pesquisa, o número de usuários de conexões mais lentas, abaixo de 128 Kbps, caiu 62% no período. O número de usuários com conexão maior que 2 Mbps é de quase 15 milhões. 

Apesar do crescimento acelerado da banda larga, o número de internautas com conexões lentas ainda é elevado: quase 25 milhões de pessoas abaixo de 2 Mbps.

Em 2012, o uso da internet em casa ou no trabalho manteve o crescimento. Segundo o Ibope, 66 milhões de pessoas tiveram acesso à web em fevereiro. 

A internet somente em residências chega a 62,6 milhões de pessoas, sendo 39,7 milhões usuários ativos no período.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ZÉ CIRILLO presta homenagem ao empresário VALDECY SILVA

Veja o Vídeo

VEJA - Agenda Cultural em São Luís

Fique por dentro da programação cultural de São Luís, confira as dicas:

CINEMA

A Invenção De Hugo Cabret 
(Hugo, EUA, 2011). Aventura. De Martin Scorcese. Com Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen e Asa Butterfield. Paris, anos 30. Hugo Cabret é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai. Um dia, ao fugir do inspetor, ele conhece Isabelle, uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico. No BOX CINEMAS – Sala 1. Sessão (dub): 14h20.

O LORAX – Em busca da trúfula perdida 
(Dr. Seuss´ The Lorax, EUA, 2012). Animação. Censura: livre. De Chris Renaud. O menino Ted descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey, é ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax, uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo. No BOX CINEMAS – Sala 1. Sessões (dub): 17h10, 19h20 e 21h30. Sala 3D. Sessões (dub): 13h30 e 17h45. No CINESYSTEM – Sala 1. Sessões (dub): 13h30 e 15h20.

Guerra é Guerra 
(This Means War, 2012, EUA). Comédia. Censura: 12 anos. De McG. Com Reese Witherspoon, Chris Pine e Tom Hardy. Tuck e FDR são dois dos principais agentes da CIA. Grandes amigos, eles vivem uma rotina perigosa em que é fundamental a confiança de um no outro. Esta começa a ser abalada quando eles se veem namorando a mesma mulher, Lauren. Inicialmente, decidem seguir cada um na sua e deixar para que ela escolha um dos dois. Mas aos poucos, a natureza competitiva da dupla vai mostrar que ninguém está ali para perder. No BOX CINEMAS – Salas 2. Sessões (leg): 13h20 e 15h40. No CINESYSTEM – Sala 5. Sessão (leg):14h10

Área Q
(Area Q, 2012, Brasil, EUA). Estreia. Ficção científica. Censura: 10. De Gerson Sanginitto. Com Isaiah Washington, Tânia Khalil e Ricardo Conti. A vida do jornalista investigativo Thomas Mathews virou de cabeça para baixo quando seu filho sumiu misteriosamente e ele acaba sendo enviado para o Brasil, com o intuito de investigar possíveis contatos com seres de outro planeta. No BOX CINEMAS – Sala 3. Sessões: 14h05, 16h25, 18h45 e 21h10.

Xingu
(Xingu, Brasil, 2012). Drama. Censura: 12 anos. De Cao Hamburger. Com Caio Blat, Maria Flor, João Miguel e Felipe Camargo. O filme narra a saga dos irmãos Villas-Bôas, Orlando, Cláudio e Leonardo, membros da expedição Roncador-Xingu, missão desbravadora do Brasil Central em meados do século XX. Os irmãos Villas Bôas foram os principais idealizadores, em 1961, do Parque Indígena do Xingu, primeira reserva do gênero homologada pelo governo federal. No BOX CINEMAS – Sala 4. Sessões: 13h15, 15h45, 18h e 20h15. No CINESYSTEM – Sala 4. Sessões: 14h e 21h45.

Jogos Vorazes 
(The hunger games, EUA, 2012). Aventura. Censura: 12 anos. De Gary Ross. Num futuro distante, onde os Estados Unidos estão sob o comando de um regime totalitário, a jovem Katniss Everdeen se oferece para ser escolhida como a representante de seu distrito, ao invés da irmã Primrose, em um reality show mortal que conta com participantes de outros 12 distritos. A partir de então ela passa por um período de treinamento, para se preparar para a competição. No BOX CINEMAS – Sala 5. Sessões (leg): 13h, 15h55, 19h e 22h. No CINESYSTEM – Sala 5. Sessões (leg): 16h20, 19h10 e 22h.

A Toda Prova 
(Haywire, 2012, EUA e Irlanda). Estreia. Ação. Censura: 14 anos. De Steven Soderbergh. Com Gina Carano, Ewan McGregor e Michael Fassbender. Nesse filme de ação de tirar o fôlego, o diretor recruta a mais famosa lutadora de MMA da atualidade, Gira Carano, para encarar um elenco de astros. Treinada pela CIA, a destemida agente Mallory é convocada por Kenneth para realizar uma missão secreta com Paul, mas logo ela descobrirá que os seus parceiros armaram uma emboscada para matá-la. Confiando apenas no seu instinto selvagem e tendo de proteger o seu pai, Mallory vai correr contra o tempo para desarmar um complô internacional. No BOX CINEMAS – Sala 6. Sessões (leg): 13h55, 16h10, 18h15 e 20h20. No CINESYSTEM – Sala 4. Sessões (leg): 16h10, 18h e 19h55.

Fúria de Titãs 2 
(Clash of the Titans, EUA, 2012). Aventura. Censura: 12 anos. De Jonathan Liebesman. Com Sam Worthington, Bill Nighy e Ralph Fiennes. Perseu descobre que é o filho mortal de Zeus, mas recusa-se a aceitar tal condição. Contudo, para salvar a cidade de Argos da fúria dos deuses do olimpo e da vingança de seu tio Hades, ele vai ter que enfrentar uma perigosa jornada contra terríveis criaturas como a Medusa para salvar os simples mortais e a bela Andrômeda do sacrifício para o monstro Kraken. No BOX CINEMAS – Sala 7. Sessões (leg): 14h50, 17h, 19h10 e 21h20. Sala 3D. Sessões (leg): 15h30, 19h50 e 22h10. No CINESYTEM – Sala 2. Sessões (dub): 14h, 16h30, 19h e 21h30. Sala 6. Sessão 3D (dub): 14h20. Sessões 3D (leg): 16h50, 19h20 e 21h50.

Espelho, Espelho Meu 
(Mirror, mirror, 2012, EUA). Aventura. Censura: livre. De Tarsem Singh. Com Julia Roberts, Lily Collins e Armie Hammer. A Rainha Má assume o controle do reino e exila a princesa Branca de Neve de lá. O que ela não contava era que a princesa receberia a ajuda de sete anões na tentativa de conquistar o seu direito ao trono. No BOX CINEMAS – Sala 9. Sessões (dub): 13h45, 16h05, 18h25 e 20h45. No CINESYSTEM – Sala 3. Sessões (dub): 13h30, 15h35, 17h40, 19h50 e 22h.

12 horas
(Gone, 2012, EUA). Estreia. Suspense. Censura: 12 anos. De Heitor Dhalia. Com Amanda Seyfried, Jennifer Carpenter e Wes Bentley. A história gira em torno de Jill, uma jovem que escapou de um serial killer há dois anos e que agora acredita que o mesmo sujeito raptou sua irmã mais nova. Ela terá que lutar contra a desconfiança das pessoas que não acreditam que tenha sido sequestrada em primeiro lugar. No BOX CINEMAS – Sala 10. Sessões (leg): 14h45, 16h50, 18h50 e 21h.

Titanic 3D
(Titanic, 2012, EUA). Drama. Censura: 12 anos. De James Cameron. Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet e Billy Zane. Exibição pela primeira vez em 3D do grande sucesso de bilheteria e vencedor de 11 Oscar. Um rapaz e uma garota de diferentes classes sociais se encontram durante a viagem inaugural e fatídica do transatlântico RMS Titanic. No CINESYSTEM – Sala 1. Sessões 3D (leg): 17h10 e 20h50.

Além da Estrada
(2010, Brasil, Uruguai). Estreia. Drama. Censura: 16 anos. De Charly Braun. Com Esteban Feune de Colombi, Jill Mulleady e Guilhermina Guinle. Sem perspectivas, Santiago, decide ir ao Uruguai conhecer um terreno deixado por seus pais, mortos tragicamente alguns anos antes. Ele encontra Juliette, uma jovem belga em busca de um amor do passado e de uma nova vida. O que parecia ser uma simples carona acaba se transformando em uma breve, porém intensa, jornada. Visitando paisagens e pessoas perdidas no tempo, eles dividem experiências que acabam por aproximá-los, numa relação de crescente afeto e ternura. No BOX CINEMAS – Mostra Especial – Sala 2.Sessões (leg): às 18h30, hoje.

Incêndios
(2010, Canadá). Estreia. Drama. Censura: 14 anos. De Denis Villeneuve. Com Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette. Morre a mãe de Jeanne e Simon, irmãos gêmeos, que com o falecimento da mãe, descobrem que possuem um terceiro irmão e que seu pai não estava morto. Esta jornada os leva a uma busca por suas próprias identidades, pelo passado de sua mãe, chegando finalmente à Palestina. Enquanto Simon não aceita as instruções, mostrando-se claramente revoltado, a irmã procura seguir respeitosamente o que foi dito no testamento. Pouco a pouco, eles seguem os passos que os levam à impressionante biografia de sua mãe, em um ambiente marcado pela guerra e pelos conflitos religiosos além das tradições e da honra familiar. No BOX CINEMAS – Sala 2.Sessões (leg): às 21h, hoje.

Precisamos falar sobre o Kevin 
(We need to talk about Kevin, 2011, Reino Unido, EUA). Drama. Censura: 16 anos. De Lynne Ramsay. Com Tilda Swinton, John C. Reilly e Ezra Miller. Adaptação do best-seller homônimo de Lionel Shriver. Eva é mãe de Kevin, adolescente que cometeu assassinato em massa em sua escola. Sem conseguir entender as ações do filho, ela tenta lidar com sua dor e o sentimento de culpa, por se sentir responsável pelo fato. No CINE PRAIA GRANDE – Sessões (leg): 16h, 18h e 20h.

BOX CINEMAS – Segundas: R$ 11,00 e R$ 20,00 (3D). Terças e quintas: R$ 14,00 e R$ 20,00 (3D). Quartas: R$ 11,00 e R$ 18,00 (3D). Sextas, sábados, domingos e feriados: R$ 18,00 e R$ 23,00 (3D). CINESYSTEM – Segundas, quartas e quintas: R$ 12,00 e R$ 20,00 (3D). Terças: R$ 8,00 e R$ 16,00 (3D). Quintas: R$ 12,00 e R$ 18,00 (3D) e Promoção Quinta do Beijo. Sexta, sábado, domingo e feriados R$ 16,00 e R$ 22,00 (3D). CINE PRAIA GRANDE – R$ 10,00. Estudantes pagam meia em todos os cinemas.

TEATRO

Danilo Gentili 
Humorista faz apresentação de stand up comedy “Volume 1” dia 14, às 21h e dia 15, às 19h, no Centro de Convenções Gov. Pedro Neiva de Santana (Cohafuma). Ingresso: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia) antecipados na loja Avesso (Monumental). Realização: Moraes Jr. Produções Informações: 3083-1430

Pão Com Ovo
Espetáculo de comédia será apresentado a partir do dia 14 de abril até o fim de maio, todos os sábados, às 21h, e domingos, às 19h, no teatro Alcione Nazaré (Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Praia Grande). Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) à venda na bilheteria do teatro das 14h às 18h de terça a domingo.

REGGAE

Túnel do Tempo

O melhor do reggae roots às sextas e sábados às 20h e aos domingos, às 18h, no bar Túnel do Tempo (Ao lado da capela de São Pedro, Madre Deus).

Projeto Praieiro

São 10h de festa com discotecagem de reggae com a dupla DJs Dubmasters e DJs Jards Macaco e Vitor Hugo de 15h às 3h, todos os sábados, no Bar Pele Morena (Av. Litorânea). Couvert: R$ 3,00. Informações: 8804-5633 ou 9944-5542 e agendareggae@gmail.com

Pôr do Som Especial
Projeto com discotecagem de reggae acontece aos sábados sob o comando dos DJs Pedro Sobrinho, Jorge Choairy e Franklin, no restaurante L´Apero. Entrada livre.

Bom Final de Semana.

AÇAILÂNDIA: mulher tem bebê em frente a hospital

A coisa anda feia na saúde pública de Açailândia. Um vídeo postado na internet mostra uma mulher parindo dentro de um carro em frente ao hospital da cidade, administrada pelo tucano Ildemar Gonçalves. Ela foi ajudada apenas por um guarda da Samu. Só após o parto improvisado, a mãe foi levada para dentro da unidade. 


Veja o Vídeo abaixo



Obras do AEROPORTO podem não terminar no dia 27 de maio

Instalação da estrutura metálica que sustenta o telhado está em fase de construção. Atualmente, cerca de 160 homens trabalham no aeroporto de São Luís

Entrega do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado pode não ocorrer no dia 27 de maio, conforme previsto pela Infraero. Em um ano foram concluídos apenas 48% das obras.

“Não podemos garantir que esta nova data será cumprida, mas conversamos com a empresa que se comprometeu a entregar no prazo estipulado”. O relato é do superintendente Regional do Norte da Infraero, Paulo Roberto Pereira da Costa, respondendo à pergunta dos deputados quanto à conclusão da obra do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. 


A incerteza é compartilhada também pela empresa contratada, a EP Engenharia Ltda. O diretor de Operações da empresa, Carlos Pinheiro, diz que a responsabilidade é da Infraero devido ao atraso desta na entrega de projetos de execução “imprescindíveis” para iniciar as etapas da construção. 

Apesar de sinalizar o cumprimento do prazo, Carlos Pinheiro reconhece que pode haver outro adiamento. A entrega da obra está prevista para 27 de maio - o quarto prazo estipulado pela Infraero, após sucessivas suspensões da obra. Segundo a Infraero, apenas 48% da obra foi concluída. Todo o serviço está orçado em R$ 12,7 milhões. 

A fim de avaliar o andamento dos trabalhos, uma comissão de deputados visitou o aeroporto, na tarde de ontem, acompanhados de representantes da empresa e da Infraero. 

Segundo o assessor especial da presidência da Infraero, José Clóvis Dattoli, que também acompanhou a vistoria, os atrasos seriam de responsabilidade da empresa maranhense E.P Engenharia Ltda e que, nesta etapa, encerrar o contrato traria diversos prejuízos. “Teríamos que realizar novo processo licitatório, o que levaria tempo de pelo menos seis meses e implicaria na revisão dos recursos financeiros”, explicou Dattoli. Ele disse ainda que a Infraero espera o cumprimento dos prazos pela empresa. “Nos foi garantido que não haveria mais atrasos”, reiterou o assessor.

DICAS DE PORTUGUÊS: Professor Geraldo Melo

HÁ ou HAVIA?

Leitor quer saber: “Ela estava em cena HÁ ou HAVIA mais de uma hora”.

Segundo o princípio da correspondência dos tempos verbais, devemos dizer que “ela ESTAVA em cena HAVIA mais de uma hora”.

O princípio é o seguinte: devemos usar “HAVIA” em vez de “HÁ”, quando o verbo que acompanha está no pretérito imperfeito (=estava, fazia, era) ou no pretérito mais-que-perfeito (=estivera, fizera, soubera, tinha estado, havia feito).

Em caso de dúvida, podemos usar o seguinte “macete”: substituir o verbo “HAVER” pelo “FAZER”. Se o resultado da troca for “FAZIA” (e não “FAZ”), use “HAVIA” (e não “HÁ”):

“ESTAVA sem comer HAVIA (=fazia) três dias.”

“HAVIA (=fazia) dez anos que o clube não ERA campeão.”

“Ela ESTIVERA naquela cidade HAVIA (=fazia) muito tempo.”

É importante observar que a ação se encerrou. A forma HÁ (=faz) indica que a ação verbal prossegue. Veja a diferença:

a) “HAVIA dez anos que o clube não era campeão.” (=o clube acabou
de ganhar o campeonato);

b) “HÁ dez anos que o clube não é campeão.” (=o clube continua sem
ganhar o campeonato).

quinta-feira, 12 de abril de 2012

FORA, ZORRA TOTAL. QUEREMOS FLAMENGO nas noites de Sábado


O SUCESSO CONSISTE EM NÃO FAZER INIMIGOS - por Max Gehringer

Sucesso?
Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:

Regra número 1:

Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. 

Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. 

Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe. Exemplo: Se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1999 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2009.

Regra número 2:

A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.

Regra número 3:

Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.

Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é !! A ‘Lei da Perversidade Profissional’ diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos.

Muito cuidado ao tentar prejudicar um colega de trabalho; Amanhã ou depois você pode depender dele para alguma coisa!

Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm “boa memória”.

“Na natureza não existem recompensas nem castigos; existem, apenas, conseqüências.”

Notas Rápidas pelo MARANHÃO

Bulcão na ativa

O ex-secretário estadual Luiz Bulcão (Cultura), que se desincompatibilizou do cargo antes do feriado da Semana Santa para concorrer a uma vaga na Câmara de São Luís pelo PMDB, ainda não desencarnou. Tem sido visto com freqüência nos últimos dias deixando o prédio da secretaria por volta das 19h e até andando em carros da pasta. Isso pode lhe trazer problemas com a Justiça Eleitoral.

Novo herdeiro

Vem aí mais um herdeiro da família Trovão/Murad. A ex-primeira-dama Alexandra Tavares tem sido visto com frequência no consultório do ginecologista Mário Gaspar, na Clínica São Marcos, no Renascença. No ano passado, Alexandra casou com o advogado Vitor Trovão Neto, sobrinho da ex-deputada Teresa Murad. Tem gente que terá de tratar agora Alexandra por “tia”.

Novo brinquedinho

Já está em São Luís o novo brinquedinho do empresário Antonio Barbosa Alencar, o Barbosa, da Dimensão Engenharia. O helicóptero EC-135 branco, avaliado em R$ 6,5 milhões, foi visto no início da semana no Aeroporto de Paço do Lumiar. Foi adquirido junto à empresa Eurocopter, a mesma que vendeu por R$ 15 milhões o EC-145 ao Governo do Maranhão. A máquina foi apresentada ao dono e já teria seguido para São Paulo com objetivo de resolver problemas de documentação. Barbosa e os filhos têm quase R$ 5 milhões em carrões.

EC-135
Nova bomba

O Fantástico já estaria preparando uma nova bomba sobre a Assembleia Legislativa do Maranhão. Agora será a vez das aposentadorias dos parlamentares. Tem deputado falso moralista que teria se aposentado com apenas um mandato, aos 31 anos, depois de comprar o tempo de contribuição de um segundo mandato. Hoje a mamata acabou e todo deputado é obrigado a se aposentar pela Previdência Social.

Sem autorização

O diretor da Alumar Nilson Ferraz negou que tenha estado na Assembleia com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Frazão Oliveira, com objetivo de discutir a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a crise na empresa. O blog publicou matéria sobre o assunto com base em informações da assessoria da Casa. “Não fui à Assembleia, não autorizei a utilização de meu nome e nem pedi para ninguém fazer isso”, declarou o diretor.

Raparigagem

Pode causar surpresa no meio político local o nome dos dois deputados investigados pela Polícia Federal do Piauí por suposto envolvimento na raparigagem em Teresina desde que estourou o caso da morte da estudante Fernanda Lages. Os dois parlamentares não seriam os que a imprensa maranhense vem informando. Ambos são novinhos, metidos a santinhos, sendo um deles casado. Ai, ai, ai, ai… Tem gente que vai apanhar em casa.

Confusão à vista

Chama-se Instituto Trabalho Vivo a bomba que está para estourar no colo do deputado Bira do Pindaré (PT).

FLAMENGO precisa de um MILAGRE pra avançar na Libertadores

Um jogo que pode mudar tudo.

O duelo entre Flamengo e Lanús, nesta quinta-feira, a partir das 19h30, no Engenhão, vai definir não só o futuro flamenguista na Libertadores, mas a permanência do técnico Joel Santana e, quem sabe, a do principal jogador do elenco, um caso de amor e ódio com a torcida desde que foi contratado, no ano passado: o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho. 

Para se classificar, o lanterna Flamengo precisa vencer nesta quinta-feira e ainda torcer por um empate entre Olimpia (Paraguai) e Emelec (Equador), que jogam no mesmo horário - as duas equipes precisam da vitória para conseguir a vaga. 

Enquanto isso, os argentinos do Lanús já estão garantidos nas oitavas de final.

Joel Santana, contratado após a turbulenta demissão de Vanderlei Luxemburgo em fevereiro - que envolveu desgaste justamente com Ronaldinho Gaúcho -, já tentou preparar o terreno para uma possível desclassificação na Libertadores. "O Flamengo também não vai morrer por isso. Vamos trabalhar. Se não der, vamos nos organizar e trabalhar para a sequência", disse o treinador, confiante na sua permanência no cargo. 

O atacante Deivid, já bastante experiente na Libertadores, foi realista - ou pessimista - com as chances flamenguistas. "Tenho 1% de esperança", disse o jogador. Joel Santana mostra mais otimismo. "Não é de outro mundo as duas equipes empatarem o jogo."

NOTA DO BLOG: Milagres não acontecem todo dia, e hoje não é o dia! 

Prefeito de IGARAPÉ GRANDE é afastado por improbidade administrativa

Atendendo a pedido formulado pelo Ministério Público do Maranhão, a Justiça determinou o afastamento do cargo ao prefeito de Igarapé Grande, Geames Macêdo Ribeiro. 

Prefeito Geames Macêdo
A Ação Civil Pública havia sido proposta em 27 de março pela promotora de Justiça Simone Chrystine Santana Valadares, titular da Promotoria de Justiça de Igarapé Grande.

De acordo com as investigações do Ministério Público, o prefeito teria aberto empresas em nome de funcionários de sua confiança, visando participar de licitações no município. Segundo a promotora Simone Valadares, os funcionários da prefeitura “emprestavam” seus nomes para a abertura das empresas em troca de aumentos salariais consideráveis.

Uma dessas empresas, a V.P. Soares, voltada para o fornecimento de gêneros alimentícios, ganhou, em 2011, uma licitação, no valor de mais de R$ 1,2 milhão, para abastecer as Secretarias Municipais. Já a Construtora D.V. Ltda. realizava obras de recuperação de estradas vicinais sem realização de licitação.

Na ação, além do pedido liminar de afastamento de Geames Macêdo Ribeiro do cargo, o Ministério Público requereu o bloqueio dos bens do prefeito e a sua condenação por ato de improbidade administrativa. 

Caso condenado, o prefeito estará sujeito à perda do cargo, ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar ou receber qualquer incentivo do Poder Público.

CHARGE DO DIA - PEDREIRAS-MA

Grande abraço a meu amigo EDIVAN, figura querida da nossa cidade.

DR LUIS CARLOS - por uma boa causa em MARACAÇUMÉ

Advogado - Luis Carlos
Um homem é descrito pelos seus atos. Aquilo que fazemos é o que diz quem realmente somos. Se basearmos nossas atitudes em valores e princípios corretos, que priorizam o bem comum, sem dúvidas construiremos uma imagem irrepreensível de respeito por todos. 

É com esse pensamento que o advogado Luís Carlos Soares Almeida sustenta a sua conduta exemplar de um homem que luta de forma íntegra pela justiça e pelo cumprimento das leis. 

Desde criança, seu senso apurado de justiça despertava a atenção dos familiares. Cientes de que a educação é a base para a vida de uma pessoa, seus pais investiram na formação do filho. E hoje o grande advogado Luis Carlos se sente realizado profissionalmente, contudo não para de sonhar. 

Às vezes eu penso em deixar de advogar, mas logo me vem à cabeça a euforia dos fóruns, dos tribunais e eu volto a lembrar que é dessa profissão que eu sou apaixonado. Irei sem dúvidas morrer advogando” diz Luis Carlos 

Trabalhando na cidade de MARACAÇUMÉ, o advogado Luis Carlos desenvolveu uma verdadeira relação de cumplicidade com a população e com o município. Ao ver o sofrimento daquele povo humilde e trabalhador, que não tem oportunidades de trabalho, por conta disso o advogado Luis Carlos defende a renovação política na cidade e afirma que é preciso trabalhar fervorosamente pelo desenvolvimento local.

Segundo os comentários dos bastidores da política estadual, Dr Luis Carlos está liderando as pesquisas de intenção de voto para prefeito de MARACAÇUMÉ.

SONIA ABRÃO confirma fim do mundo em dezembro postando foto de maiô na web

Brasileiros estão mais preocupados com a possibilidade de Sônia postar novas fotos do que com o fim do mundo


A apresentadora Sônia Abrão decidiu mostrar para os brasileiros que o mundo acabará em dezembro de 2012, postando uma foto de maiô na web para servir como prova do fim dos tempos. 

Entretanto, os internautas estão mais preocupados com a possibilidade da Sônia gostar e postar novas fotos, do que com o fim do mundo.

Até o fechamento desta reportagem, a "beleza" de Sonia Abrão já tinha chegada aos Estados Unidos, onde a Presidente Dilma está negociando a rendição de Paulo Maluf. 

Dilma teria ficado com vergonha, mas, Obama fez questão de agradar a presidente brasileira dizendo que achou a foto muito bonita, parecida com a Beyonce. Dilma completou: "não será Gaby Amarantos, a Beyonce do Brega paraense?"

Outra preocupação dos internautas é que se Sonia Abrão continuar postando suas fotos na web, com certeza esse será realmente o FIM DO MUNDO.

A VIDA COMO ELA É... (Angélica)


DUPLICAÇÃO de BR-135 será garantida através de emendas parlamentares

Deputados federais estiveram reunidos com o ministro Paulo Passos. Objetivo é garantir obras no trecho entre o km 27 e Miranda do Norte.

Marioria da bancada maranhense se reúne com o
ministro Paulo Passos
A duplicação de mais trechos da BR-135, principal via de acesso terrestre a São Luís, será viabilizada através da alocação de emendas da bancada federal maranhense. 

A informação foi confirmada pelo deputado federal Sarney Filho (PV), um dos participantes da audiência realizada na tarde desta quarta-feira (11), com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em Brasília.

Além do deputado, também participaram da audiência os parlamentares federais Alberto Filho (PMDB), Francisco Escórcio (PMDB), Professor Sétimo (PMDB), Cleber Verde (PRB), Carlos Brandão (PSDB), Hélio Santos (PSD); e os estaduais Hélio Soares (PP) e Zé Carlos (PT).

O principal objetivo da reunião era incluir mais dois trechos da BR no orçamento 2013 do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II), do governo federal. Assim, a duplicação se estenderia do povoado Entroncamento e o município de Miranda do Norte, localizado a 124 km de São Luís.

Como OÁSIS no deserto, lagoas dos LENÇÓIS MARANHENSES dão ares de miragem ao destino


Deserto é zona árida, de chuva escassa, sem vegetação, despovoado. Está nos dicionários. Um deserto molhado configura uma esquisitice da natureza. 

Centenas de quilômetros de dunas de areia preenchidas por piscinas naturais gigantescas é um sinal de que, como diz a canção, alguma coisa está fora da ordem. 

Assim são os Lençóis Maranhenses: únicos no mundo, por conta da qualidade das chuvas na região, capazes de enriquecer o deserto com milhares de oásis azuis e verdes por alguns meses do ano. 

Uma paisagem que desafia a lógica e convida à aventura. Junto com Jericoacoara, no Ceará, e Delta do Parnaíba, entre os estados Piauí e Maranhão, os Lençóis Maranhenses compõem a Rota das Emoções do Nordeste brasileiro.

No alto da duna, já avistando as morrarias sem fim de curvas delicadas e cursos d'água reluzindo ao sol, a primeira das emoções é o pasmo. 

Os turistas logo correm para um mergulho e quando olham para o alto da duna percebem que alguns estrangeiros ainda estão lá, boquiabertos, sem ação. 'C?est bizarre, non?' Bizarro é pouco. Em determinados ângulos, o lugar parece a Lua, de solo arenoso, cheio de crateras. A paisagem lunar, aliás, é uma das histórias do filme "Casa de Areia", do diretor Andrucha Waddington, gravado na região.

Geografia

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem área de 155.000 hectares, com perímetro de 270 km, nos quais cabem cerca de 70 km de praias desertas. Nos Lençóis, o índice pluviométrico chega a 1.600 mm por ano, ou cinco vezes mais do que a chuva média em regiões desérticas. A partir da orla marítima, ao norte, a força dos ventos monta e desmonta as dunas por 50 km rumo ao interior. E a força das chuvas faz cair tanta água no primeiro semestre de cada ano que ainda sobram bilhões de litros, nem evaporados nem absorvidos pela areias, para formar as piscinas naturais que são a grande atração do local.

É importante planejar o período da viagem, a fim de aproveitar as lagoas em todo o seu esplendor, quando várias delas oferecem águas profundas para banho. Em geral, a melhor época para visitação vai de maio a setembro. Em 2009, por exemplo, choveu muito durante o inverno no Maranhão, e a precipitação acima da média deve preservar várias lagoas até outubro. Segundo os guias locais, alguns oásis permanentes, como a lagoa do Peixe, vão sobreviver até o final do ano.

A pequena cidade de Barreirinhas, a 260 km de São Luís, reúne boa infra-estrutura de apoio aos turistas. São várias opções de hospedagem, inclusive resorts de luxo, e uma rotina diária de passeios nas dunas, com guias e veículos apropriados, e também nos manguezais do rio Preguiças, cartão-postal da região. Os principais circuitos de lagoas ficam a 10 km ou 15 km do centro de Barreirinhas. É preciso cruzar o rio de balsa e percorrer um trajeto difícil de chão batido, em que até jipes com tração nas quatro rodas podem atolar.

Santo Amaro do Maranhão é outra porta de entrada para o parque nacional. O número de pousadas é menor, mas as lagoas e as dunas estão mais próximas do centro da cidade. Santo Amaro foi cenário e quartel-general do filme 'Casa de Areia', que tem Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Seu Jorge e Luiz Melodia como os casais protagonistas.

Atrações

Há vários níveis de aventura, para todas as idades, neste recanto especial do mundo. É comum ver crianças a partir de três ou quatro anos brincando no circuito da Lagoa Azul, o mais procurado. Basta subir uma ou duas dunas e pronto: mesmo adultos sedentários chegam facilmente a este oásis, depois do rali dentro da camionete. Crianças, adolescentes e adultos em busca de um momento "relax" também curtem descer o tranqüilo rio Formiga em bóias, em meio a uma vegetação de verdes intensos, distante uma hora e meia de Barreirinhas.

Trilhas de dia inteiro ou três dias, percorrendo dezenas de quilômetros nas dunas ou na orla do mar, podem ser contratados com guias especiais. As vantagens do circuito exclusivo são o mergulho solitário em lagoas intocadas, e as caminhadas noturnas, sem o sol inclemente, quando as areias surgem ainda mais brancas. Uma atividade recente que injeta adrenalina nos Lençóis é o passeio de quadriciclo, criticado por ambientalistas por oferecer risco à vegetação e à fauna de bichos pequenos, especialmente aos ninhos das aves. O Parque dos Lençóis foi criado em 1981 pelo governo federal. Quase trinta anos depois, os recursos para a preservação ambiental e a fiscalização dos infratores ainda são precários.

Alguns cuidados se impõem: usar sandálias ou chinelos em vez de tênis; proteger a cabeça com chapéus ou lenços e o corpo com protetor solar; retirar as lentes de contato, se possível; carregar água, sucos em caixinha, frutas e biscoitos na mochila, porque o esforço pede reposição de calorias; proteger as câmeras com plástico, já que a areia chega por todos os lados. Para aproveitar melhor a beleza do entorno, óculos de natação, snorkel e mesmo binóculos são fundamentais. Imagine topar com uma fileira de vitórias-régias durante o mergulho, com seus caules finos e longos balançando nas ondas. 

Nascem até vitórias-régias neste deserto de outro mundo, assim como nascem e se reproduzem pequenos peixes, os piabinhas. Segundo os guias, as sementes das plantas e as ovas são trazidas pelas aves, já que não existe comunicação das lagoas de água doce com o mar ou os rios. E peixe não brota na areia.

Os guias também ajudam a esclarecer uma cena que, ao longe, parece singela, e vai ganhando contornos dramáticos no relato. Um homem puxa um jegue sobre a duna, os dois minúsculos, no meio do nada. Os dois caminharam 25 km até o mar, para a pesca de subsistência, e estão fazendo a viagem de volta, para casa. O jegue está exausto, com sede, sem pastar há dias, carregando peso, e o pescador precisa arrastar o animal na areia fofa. Se o jegue rolar duna abaixo, como fazem os turistas em férias, adeus subsistência.

É provável que os índios caetés já percorressem as mesmas longas trilhas móveis no rumo do mar, séculos atrás, para pescar. Um cenário selvagem como o dos Lençóis Maranhenses tem o poder de embaralhar os tempos. 

O pescador, a família dele e o jegue vivem como no século 19: sem luz elétrica. O tempo das multidões de turistas e dezenas de camionetes alinhadas nas dunas é o de hoje: os celulares tocam na ventania, alguém agradece os parabéns e informa que decidiu passar o aniversário na Lua, quer dizer, nos Lençóis, e uma turista japonesa sopra a areia das teclas a fim de enviar a terceira foto da lagoa Bonita para os amigos de Osaka. Para eles acreditarem que o que ela viu é real, não é montagem. Melhor mandar mais uma.

ZÉ VIEIRA novamente no Hospital

Fontes: Blog do Louremar

O deputado federal Zé Vieira deu entrada no hospital novamente.

Ontem depois do almoço ele sentiu dores no peito, em sua residência de Bacabal e foi atendido pelo cardiologista Hidalgo Leda.

Em outubro de 2011, depois de sofrer um infarto, Zé Vieira foi submetido a uma cirurgia para implantação de stents. 

Devido a esse histórico e à idade do deputado, ele foi aconselhado a procurar urgentemente um hospital.

A família e a assessoria não divulgaram ainda o estado de saúde do deputado Zé Vieira.

TIO do Deputado Domingos Dutra diz que ele nunca fez nada por parte da família e povoado onde nasceu

O quilombola Cláudio Ferreira Costa, de 81 anos, parente do deputado Domingos Dutra (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, garante que o petista nunca fez nada pelo Povoado Saco das Almas, onde nasceu em Brejo, e por parte da família. “Ele nunca fez nada por nós”, afirmou ele.

Quilombola Cláudio Ferreira, que se apresenta como tio de Dutra

No sábado passado o governador em exercício Marcos Caldas (PRB) esteve no povoado para inaugurar o Centro de Ensino Médio Patrício da Cunha Costa. O nome da escola é uma homenagem ao pai Cláudio, que se apresenta como tio do petista.

Cláudio contou num português arrastado que, na década de 1930, o pai do deputado, Domingos Rosa, trabalhava como “vaqueiro da brancalhada e ganhava muito dinheiro”. Por conta disso, foi presenteado com um pedaço de terra. Em 1996, foi feita uma desapropriação pelo Governo Federal e o pai de Dutra acabou perdendo sua área.

“Por conta dessa queixa ele (Dutra) nunca fez parte por nós (nos ajudou)”, disse o quilombola.

Ele ressaltou, no entanto, que somente em junho do ano passado o deputado pediu a regularização da área do povoado “porque estava vencida e não tinha como passar”.

Aos curiosos que quiseram saber mais detalhes de sua vida, Cláudio afirmou que sua mãe foi assassinada por pistoleiros, a mando dos fazendeiros de então, com seis tiros na cabeça.

Durante a inauguração ele elogiou a governadora Roseana Sarney e Marcos Caldas por terem construído a escola no povoado. O governador em exercício aproveitou para criticar Dutra que, em tom de chacota, disse que ele estava levando o governo para o Brejo.

“Estou fazendo o que ele (Dutra) nunca fez: valorizar a cidade onde nasci e faço política”, declarou o governador em exercício. Veja a gravação:

DOCES e Amargas Curiosidades sobre o Açúcar

A palavra açúcar veio do árabe al zukkar.


Antes do açúcar conquistar o mundo, as pessoas adoçavam os alimentos com mel e cana.

O caldo de cana já era bebido pelos indianos três séculos antes de Cristo. Certo, mas qual a origem da cana-de-açúcar? 

Acredita-se que a cana-de-açúcar tenha surgido no Sudeste Asiático e de lá, levada para a Índia e Pérsia. Mais tarde, durante a conquista da Pérsia, os árabes conheceram o produto e o espalharam por seu império.

E como ela chegou ao Brasil? Através dos conquistadores portugueses que, por sua vez, conheceram a cana-de-acúcar graças a uma mãozinha dos cruzados, que a levaram para a Europa. Vindas da Ilha da Madeira, as primeiras mudas foram introduzidas no país em 1502.

Existem inúmeras variedades de cana-de-açúcar, entre as quais a crioula ou mirim, a caiana ou bourbon, a amarelinha, a caninha (usada principalmente na produção de cachaça), a prata e a rainha.

Espremida a cana fornece um caldo de cor esverdeada, a garapa, da qual se extrai, através da evaporação, um xarope ou melado, que constitui a base dos diferentes tipos de açúcar: mascavo, demerara, refinado, cristal...

O açúcar bruto, extraído do chamado mel-de-engenho e com coloração entre o marrom e o amarelo é o açúcar mascavo.

O demerara é um açúcar cristalizado, que passa por um refinamento mais leve. Não recebe aditivos químicos e possui cor parecida com o mascavo.

O refinado é o açúcar branco que nós conhecemos. É inicialmente marrom, mas recebe aditivos químicos que o tornam branco. Não possui quase nenhum nutriente. 

Já o cristal passa por apenas um processo de refinamento. Os cristais são grandes e transparentes e são difíceis de serem dissolvidos.

Assim como todo alimento orgânico, o açúcar orgânico é produzido através de métodos naturais, sem a presença de fertilizantes químicos e inseticidas. Existem dois tipos de açúcar orgânicos: o claro e o dourado.

A frutose é o típico açucar das frutas. Também é extraída do milho.

Você sabia que é comum em alguns países o consumo de açúcar feito de… beterraba?!

Existe dois tipos de adoçantes: os naturais e os artificiais. Um bom exemplo de adoçante natural é a frutose, o açúcar extraído das frutas. Quanto aos artificiais, o melhor exemplo é a sacarina.

Por falar em adoçantes artificiais, você sabia que o aspartame foi descoberto por acaso, durante pesquisas para um remédio contra a úlcera?

Diabetes é uma palavra de origem grega que significa “fluir por”, “passar por”, uma referência a sede excessiva e a urina abundante em pessoas que tem a doença.

O nome científico da diabetes é diabetes mellitus. Para quem não sabe, mellitus é uma palavra latina que significa “doce”.

Existe atualmente mais de 350 milhões de pessoas com diabetes no mundo todo. Um detalhe interessante: quase metade não sabe que tem a doença.

Mas afinal, o que é diabetes? É uma doença do metabolismo cuja maior característica é o aumento da glicose (ou seja, açúcar) no sangue. Entre as complicações mais graves da doença estão hipertensão, trombose (o que pode obrigar a amputação de um membro), cegueira, perda de sensibilidade nos membros inferiores, periodontites e coma diabetico.

O tratamento da diabetes exige que o paciente tenha uma vida regrada. Além de praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, o paciente é obrigado a cortar o açúcar da sua vida. Dá para viver bem e muito, apesar da diabetes. Basta seguir as recomendações médicas e banir o açucar da sua vida.

Diabéticos podem comer frutas? Sim, o açúcar da frutose é permitido, desde que não seja em quantidades excessivas. Idem para as massas. Diabéticos podem comer pães e massas (que, como todos sabem, o organismo transforma em açúcar), mas de maneira controlada.

O açúcar é um dos principais responsáveis pela formação da cárie dentária (a destruição do tecido do dente causada por bactérias). Por isso, além de moderar no consumo de açúcar, devemos escovar sempre os dentes. Escovação é sinônimo de dentes sadios.

Além de diabetes e cárie dentária, o açúcar é um dos principais vilões da arteriosclerose, hipoglicemia e da obesidade. O mundo nunca consumiu tanto açucar quanto agora – e nunca foi tão gordo. Segundo a OMS, 400 milhões de pessoas em todo o mundo são obesas e 1,6 bilhão estão acima do peso (dados de 2008).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...