sábado, 7 de fevereiro de 2015

RESTAURANTE JOÃO DO VALE: 36 ANOS DE HISTÓRIA!

Por: Joaquim Filho

Dona Luiza e Joaquim Filho
O mais antigo, tradicional, cultural e popular restaurante da região do médio Mearim está celebrando 36 anos de história. Estamos nos referindo ao restaurante João do Vale, esse que devido esse longo tempo de existência já é conhecido em todo Brasil, pois não há turista que chegue em Pedreiras que não queria conhecer, visitar ou se deliciar com a gastronomia que o mesmo vem oferecendo nesse tempo todo.

Por que o nome do restaurante leva o nome do poeta do povo, o maranhense do século João do Vale? É do conhecimento de todos que a proprietária do restaurante, a senhora Luiza Carlos Loyola, teve a oportunidade de ser amiga de João e conviveu com o compositor por longos anos e, devido a essa aproximação, foi autorizada a batizar o restaurante levando o nome da nossa maior expressão cultural, que por sinal foi autorizado por ele. 

Dona Luíza Carlos recebeu a visita do blog Pedras Verdes nessa manhã de sexta-feira (06) e, em conversa informal falou lembrou alguns momentos marcantes desses 36 anos: disse que tudo começou no ano de 1974 quando a mesma veio de Teresina para se instalar em Pedreiras, e foi na Rua São Joaquim, na baixada de Trizidela do Vale que ela inaugurou o seu estabelecimento. 

Depois, no ano de 1994 resolveu se mudar para a praia do Major Lucena, com a ajuda do seu filho empresário Ronaldo Medicamentos que ajudou a construir a casa, pois naquela época o percurso do rio passava pelas quelas imediações e era um local de atração turística. Mesmo com o problema do rio que deixou de passar com o seu leito pela praia do Major Lucena, o restaurante continuou no mesmo local e ainda se estabelece sem nunca ter perdido o seu patamar de mais tradicional e respeitado da região. 

Várias foram as grandes enchentes que alagaram a casa onde funciona o restaurante, que também é local de morada da proprietária - Praia do Major Lucena, nº 58 - Trizidela do Vale-MA, mas nem isso fez com que Dona Luíza saia daquele local. Quando enche, ela sai; quando seca, ela volta... 

Durante esse período de história, o ambiente cultural viu muitas personalidades da nossa cidade frequentarem o lugar e fazer do mesmo momentos marcantes de suas vidas como lazer e entretenimento. Segundo Dona Luíza, por lá passaram e deixaram saudades: Dr. Milson Coutinho (Desembargador e membro da Academia Maranhense e Pedreirense de Letras), Dr. Meraldo Branco (Advogado), Dr. Carlos Barbosa (Juiz de Direito), Dr. Luiz Braúna (renomado Advogado), Dr. Edivaldo Santos (Advogado, poeta, compositor e prosador), Edilson Macêdo (Padre e Professor), Antônio Santos (Industrial), Janduí Freitas (Fazendeiro), Dr. Pedro Barroso (Médico e ex-prefeito de Pedreiras por duas vezes); João de Sá Barrêto (Poeta, escritor, boêmio, compositor, violonista, contabilista e crítico literário), Diouro (Poeta, compositor e oficial de justiça), Chico Viola (Cantor e compositor), Família Mia, Zequinha de Apolínário, Nonato Matos (Poeta, compositor, funcionário da Receita Estadual) e muitos e muitos outros.

O restaurante João do Vale é bastante conhecido e é tradicional pela seu cardápio de uma comida caseira, leve onde a variedade de peixes, em especial o surubim sempre tem ao gosto do cliente; como também galinha caipira, carne de sol e outros pratos ao seu gosto. 

Em 2015 a JF. Produções vai estudar a forma de como comemorar esses 36 anos, onde a programação não vai faltar a música, poesia, muita comida e bebida e ainda muita gente bonita para celebrar essa festa. Aguarde! 

Fotos: Joaquim Filho
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...