quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

VEJA OS ARTISTAS QUE FICARÃO DE FORA DO CARNAVAL DO ESTADO DO MA

A Secretaria de Estado da Cultura enviou e-mail para muitos artistas que botaram suas propostas para o carnaval 2015, a seguinte carta:


Prezado(a) Senhor(a),

Estamos iniciando uma nova gestão e, com ela, estamos organizando a estrutura de eventos da Secretaria de Cultura, pautada na justiça social, na democracia cultural e na organização dos recursos disponibilizados pelo campo cultural. Deste modo, tivemos que fazer uma série de adequações no projeto Carnaval 2015 para torná-lo mais popular e mais próximo ao orçamento deste ano que foi cortado em mais de 30 por cento. Por isso, embora reconhecendo o seu trabalho na área da música popular maranhense teremos que dispensar a sua participação na programação deste ano.

Entretanto, logo após o carnaval, é nosso interesse realizar um seminário temático para discutir uma política pública voltada especificamente para este setor que é uma das prioridades da SECMA. Espero que o senhor/senhora compreenda o momento e participe do seminário que resultará em um evento a ser realizado ainda este semestre pela SECMA.

Atenciosamente,
Coordenação Geral do Carnaval 2015


ALGUNS DOS ARTISTAS QUE FICARÃO DE FORA DO CARNAVAL DO ESTADO2015

Adao Camilo, Opera Produção, Alberto Trabulsi, Angela Gullar, Coqueiro da Ilha, Célia Leite, Celso Reis, Grupo Quê de Arte, Aquarela Brasileira, Quirino do Cavaco, Nivaldo Santos Produções, Kosta Netto, Chico Nô, Carlos Berg, Chico Saldanha, Celso Reis, Aranha Keneddy, Cesar nascimento, Tutuca Viana, Flávia Bitencourt, Djalma Chaves, Eugênia Miranda, Luis Carlos Dias, Zé Lopes, Edilson Gusmão, Fernando de Carvalho, Manuel Baião de Dois, Sambaceuma, Gil Estrela, jacimarry, Smith Junior, Edinho Sales, Makarrão, Guilherme Junior, Nosly, Sarah di Fátima, Walber Pessoa, Betto Pereira, Gerude, Companhia Barrica, Wellington Reis, Erasmo Dibel, Fábio Sodré.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O ARTISTA E O CRÍTICO - por Paul Getty S Nascimento

Quando a música e a poesia estão juntas é como se vestíssemos as palavras, além de pintá-las com cores diversas, os versos musicados dançam, ganham outra vida e outro colorido.

Um crítico musical ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, é justamente ele que tem a obrigação de ouvir melhor, porque seu ofício naturalmente lhe obriga botar num estado de concentração absoluta maior, porque ele terá que dizer alguma coisa daquilo que está ouvindo, e os críticos mais que ninguém sabem da sua responsabilidade de ouvir tão bem o quanto possível o que aquele músico está fazendo, pois é o mínimo que um crítico tem que fazer. “Os artistas são como antenas a captar os sentimentos da humanidade. Eles captam o que está no ar e o materializam”. (A.D) 

Ao contrário do que muita gente imagina não é função do crítico dar nota, aplaudir etc., parecer juiz ou professor do artista, muito mais importante do que isso é o crítico conseguir esclarecer quando escreve o que aquele artista tava tentando fazer, no entanto é raro o crítico que sabe disso, e que vai lá exatamente pra fazer uma análise do que está sendo feito, e informar a quem está lendo, ou simplesmente dizer aquilo é uma M... ou é genial. 

Há uma confusão generalizada e muito comum entre texto de opinião e texto de crítica. Todo mundo tem o direito de dá opinião, mas não como crítica, contudo um cronista pode escrever o que quiser, mas jamais um crítico, porque o crítico não está lá em primeira instância para dizer o que ele acha, ele tem sim obrigação de entender o que o artista quis fazer. Todavia, isso é raríssimo em todos os segmentos da crítica. Às vezes um crítico vai assistir a um espetáculo e ele quer que o espetáculo seja aquilo que ele na verdade queria ver. "O verdadeiro artista é o que dialoga com sua obra, o impostor dialoga com seu público" Ernst Gombrich (1909-2001). 

A parte mais gostosa dessa celeuma é que a arte só acontece quando o artista se arrisca, pois é impossível o artista agradar a todos, afinal o que ele procura não é tentar agradar, mas somente ser lembrado. O único compromisso do artista é não ter compromisso, é quebrar as regras, sem obedecer a ninguém, porém, quando o artista adere a um conjunto de regras, de paradigmas, de como se comportar, de como se vestir, de como fazer isso ou aquilo, ele simplesmente não é mais nada. João do Vale não aderiu a isso, e nunca teve compromisso com absolutamente nada, por conta disso é diariamente lembrado, e, portanto vivo na memória de todos os Maranhenses e Brasileiros. 

Esse hiato entre o artista e o crítico sempre vai existir, pois será inevitável e até certo ponto benéfico para a perpetuação da arte. A verdade é que o caminho de um artista é longo e sem fim. 

Paul Getty S Nascimento
poeta, compositor, escritor e empresário 
APL – Academia Pedreirense de Letras 
E-mail: paulgettynascimento@globo.com
 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MARCHINHA 2015 - O PAU QUEBROU FOI EM CIMA DE MIM (OUÇA ABAIXO)

Marchinha inspirada nos prefeitos ruins de nosso Brasil. Favor compartilhar. Obrigado


O PAU QUEBROU FOI EM CIMA DE MIM
Compositores: Chico Corinto e Paul Getty


EU NÃO SABIA QUE SERIA ASSIM
O PAU QUEBROU FOI EM CIMA DE MIM

APOIEI UM CANDIDATO
ATÉ OREI PRA ELE GANHAR
EM CIMA DE UMA MOTO
SÓ FALTEI FOI ME MATAR
DE TANTO PEDIR VOTO
FIZ DA BOCA O CORAÇÃO
E HOJE ME ARREPENDO
COM TANTA CORRUPÇÃO

EU NÃO SABIA QUE SERIA ASSIM
O PAU QUEBROU FOI EM CIMA DE MIM

NELE VOTEI COM CONFIANÇA
E ATÉ ME SENTI SEGURO
ROUBOU MINHA ESPERANÇA
E TAMBÉM O MEU FUTURO
O POVO SEMPRE DIZIA
QUE ELE ERA UM MEDONHO
ACABOU A MINHA ALEGRIA
E ATRAPALHOU O MEU SONHO

EU NÃO SABIA QUE SERIA ASSIM
O PAU QUEBROU FOI EM CIMA DE MIM

ELE NUNCA TEVE RUMO
E MUITO MENOS DIREÇÃO
O POVO ANDA FALANDO 
QUE NÃO TEM COMPAIXÃO!
O BOATO TÁ NAS RUAS
E NÃO DÁ PRA SEGURAR
TEM GENTE DUVIDANDO
SE ELE VAI CONTINUAR

EU NÃO SABIA QUE SERIA ASSIM
O PAU QUEBROU FOI EM CIMA DE MIM

ESPALHEI O QUE DIZIA
ACREDITEI NO QUE FALOU
TUDO O QUE ELE PROMETIA
NADA SE CONCRETIZOU
O POVO ESTÁ PERDIDO
TÁ NO ALVO TÁ NA MIRA
HOJE SE SENTE TRAÍDO
PELO DONO DA MENTIRA

EU NÃO SABIA QUE SERIA ASSIM
O PAU QUEBROU FOI EM CIMA DE MIM


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...